Segunda Semana do Mestrado

Olá amigos, estou voltando para dar notícias. Vocês devem ter visto aqui que eu comecei meu mestrado na Unifesp. Como prometido este artigo vai ser para atualizá-los sobre o andamento dos estudos.

Em primeiro lugar, já tive a oportunidade de conhecer cada um dos meus 3 professores em sala de aula: Márcio Basgalupp de Estrutura de Dados e Análise de Algoritmos, Mariá Nascimento de Metodologia Científica para Computação e Fábio Cappabianco de Arquitetura e Organização de Computadores. E também tive oportunidade de entender o conteúdo programático e enfase de cada matéria.

Estrutura de Dados e Análise de Algoritmos

O Professor Márcio precisou de trinta segundos para me dar um banho de água fria: a matéria não irá rever Estruturas de Dados, então não teremos nada de filas, pilhas e outras estruturas. O foco é na Análise de Algoritmos. Portanto começamos com análise de complexidade de algoritmos, com definições de complexidade e dos conjuntos Teta, O, o, Omega e Omegazinho. Terei que rever limites para acertar esta matéria. Então, está na graduação e acha que limites são inúteis, pode parar, limites são utilizados em análise de algoritmos. Aprenda isso direito.

Márcio passou um problema bem interessante sobre mineiros e busca de alto lucro. Vou ver com ele se posso publicar aqui pra vocês.

Metodologia Científica para Computação

Esta matéria, como imaginei, é indispensável. Professora Mariá está dando o caminho das pedras para realizar uma pesquisa científica de sucesso. Começou orientando como classificar os periódicos por importância e relevância de modo que nossa pesquisa bibliográfica seja com as fontes mais confiáveis (Classificação Qualis e JCR). Indicou como localizar os papers (Google Scholar, ISiWeb). A última aula foi um apoio para selecionar a Área de Pesquisa, Tema de Pesquisa, para finalmente fechar o Objetivo da Pesquisa. Teremos ainda aulas sobre como escrever a tese, regras e formatações, etc. Ela está nos dando ferramental indispensável para a realização de pesquisa.

Arquitetura e Organização de Computadores

Professor Fábio Cappabianco apresentou a matéria e desta vez foi bem de encontro à minha expectativa. Estamos iniciando entendo os blocos básicos de um computador (CPU, Memória, I/O) e detalhando cada um deles cada vez mais, se preocupando com performance e técnicas de otimização. Será muito legal, pois meus últimos estudos em Estruturas de Computadores foi no tempo dos 386 que nem pipeline, nem estrutura superescalar estavam disponíveis. Agora temos isso e mais multi-core, hiperthread, etc. Será ótimo para me atualizar. Nestas primeiras aulas já fizemos coisas bem interessantes: programas para o IAS, o primeiro computador eletrônico com a arquitetura de Von Neumann. Ele passou a lista de instruções disponíveis e deu para brincar um tanto. Gostei muito da matéria, uma vez que o foco é Arquitetura e não Organização: Como o computador funciona do ponto de vista do programador, isto é os requisitos e características que influenciam a programação, e não como as coisas são implementadas.

Sobre a Tese

Nestas duas primeiras semanas tive ainda uma conversa rápida com meu orientador, e teremos uma reunião mais longa ainda esta semana. Comecei a aprofundar meus estudos em redes Wireless (redes sensor e mesh) para verificar se é destes temas que virão minha tese. Estou inclinado a estudar redes Mesh ou mesmo automotivas. Não está claro para mim. Li alguns artigos de revisão pois até duas semanas nunca tinha ouvido falar em redes sensor. Depois da reunião com o professor Valério, meu orientador, provavelmente terei mais para falar sobre a tese. Resumindo, preciso estudar muito ainda para achar a minha direção de pesquisa.

 

E então, estão gostando destes resumos de meus estudos? Veja, mesmo se eu não tiver agradando ninguém, irei continuar publicando isso. Afinal, meu objetivo aqui é registrar este meu período de estudo. Se não está gostando, pode se manifestar E pular os artigos que publicar sobre isso, ok?

 

Outros Artigos:

Deixe um comentário