Na tarde desta quarta-feira acompanhei ao vivo o encontro do Hubble e a nave Atlantis.
Em uma manobra absurdamente precisa e arriscada os tripulantes e nós incrédulos aqui de baixo pudemos ver a aproximação lenta e constante do telescópio espacial em direção as câmeras da Atlantis. As imagens foram transmitidas ao vivo para todo o planeta através da NasaTV.
No Twitter o termo Hubble foi um dos top 10 mais utilizados pelos twitters durante toda a tarde.
Um dos momentos mais dramáticos foi quando o telescópio estava a alguns poucos metros da Atlantis e o braço mecânico aproximava-se. Um câmera na ponta do braço foi ativada e pudemos ver a aproximação que não parece nada lenta deste ângulo.
Depois de agarrado o Hubble foi devidamente posicionado em um encaixe no compartimento de carga. Este encaixe é giratório e facilitará os procedimentos de manutenção nas caminhadas espaciais (EVA).
Com o perfeito encaixe do Hubble uma série de testes foram realizados e tudo estava perfeito.
Veja o momento da captura do Hubble:
Amanhã é a previsão para a primeira caminhada espacial. Nesta EVA será instalada a nova câmera principal WFC3 e o computador que pifou no ano passado (Science Instrument Command and Data Handling Unit SI C&DH).
Mais novidades a qualquer momento no Twitter: @tecnoclasta The Last Emperor move .
Cobertura da Nasa é aqui. Veja mais sobre a missão STS125 e as missões anteriores.
Para acompanhar as novidades da Nasa e outras coisas interessantes receba por email os novos artigos do site clicando aqui ou Assine nosso Feed.


