Pesquisadores da NASA acabaram de divulgar a presença de Metano em Marte. Um estudo de vários anos analisou através de telescópios com espectrômetros no Havaii e detectaram a presença do gás.
Devido ao ciclo rápido de dispersão do Metano na atmosfera, qualquer quantidade do mesmo é de formação recente.
A presença de Metano indicam duas possibilidades interessantes:
- Atividades geológicas: acreditava-se que Marte não possuía vulcões ativos. O metano pode se formar pela ação de vulcões. Uma possibilidade é a presença de metano antigo preso em cavernas, que se desprendem conforme as variações das estações;
- Atividades biológicas: bactérias em Marte poderiam explicar a formação de metano. Bactérias ainda vivas;
De qualquer maneira, ao encontrar Metano, a NASA acaba de confirmar que Marte está vivo, pelo menos geologicamente.
Os pesquisadores da NASA acreditam que se a produção de Metano for pela atividade biológica, a vida em Marte está presente em camadas inferiores da superfície do planeta, onde água líquida poderia existir. Estudos no Sul da África encontraram bactérias entre dois e três quilômetros abaixo da superfície. A radioatividade natural do local dividia parte da água em hidrogênio e oxigênio e os microorganismos utilizavam o hidrogênio para obter energia, além de dióxido de carbono para obter o carbono. Esta mesma configuração poderia estar presente abaixo dos permafront no noroeste de Marte.
Futuras missões poderão verificar se a formação de Metano se dá por atividade biológica. Uma das possibilidade é o estudo da taxa de isótopos. Isótopos leves poderia indicar vida.
Eu acredito que ainda teremos mais notícias no futuro sobre o Metano em Marte. De minha parte, se eu quiser manter o meu livro atualizado, deveria citar esta descoberta. Porém como as descobertas estão cada vez mais intrigantes, eu nunca terminaria meu livro.


Nos Almarãns, gostaríamos de saber qual o grau de comhecimento que que os humanos (nos), dispomos em relação a Mars..