Hubble em Apuros: novidades sobre o defeito

Como já falei em um artigo anterior o Hubble apresentou um sério problema que provocou o desligamento de seus instrumentos científicos.

Este artigo é para atualizar o que anda acontecendo com o Grande Telescópio.

O defeito apresentado obrigou a Nasa a adiar o lançamento da nave Endeavour até que os engenheiros encontrem exatamente a sua causa. Eles estão trabalhando muito desde o final de setembro para verificar até onde o problema comprometeu o telescópio.

Hubble

Com relatórios de status publicados na internet à cada novidade, é possível perceber exatamente o que os engenheiros estão fazendo com as entranhas do Hubble.

Basicamente, eles transferiram parte do processamento do telescópio para um segundo computador 486. O sistema de backup, ou módulo “B”, já foi ativo e pareceu funcionar bem.

Depois disso eles ativaram a ligação “B” de cada componente científico com o módulo “B”. Tudo parecia certo até que a ligação de um dos últimos circuitos provocou uma leitura de baixa tensão. Isso fez com que o processo fosse abortado.

Todos os dados de telemetria estão sendo checados e rechecados. Somente depois disso vão tentar religar tudo novamente.

Por enquanto os equipamentos científicos estão desligados em modo seguro. Isso é lamentável, pois cada segundo de funcionamento do Hubble tem um custo inestimável para a produção científica internacional.

Novas tentativas de religá-lo serão realizadas na próxima semana, depois que os técnicos estudarem todas os dados disponíveis em detalhes. Trabalharão mesmo neste fim de semana.

Assim que novidades aparecerem, publico por aqui.

Fonte: Nasa.gov

Outros Artigos:

Um comentário para “Hubble em Apuros: novidades sobre o defeito”

  1. [...] sábado pela manhã. Depois de algumas semanas de problemas, que temos acompanhado de perto, aqui e aqui, os engenheiros da Nasa realizaram novo teste de religação dos equipamentos científicos e [...]

Deixe um comentário