Mesmo atrasado, este artigo é minha contribuição para a Blogagem Coletiva: Descobertas Científicas, proposto pelo site Lablogatórios.
A Descoberta Científica que escolhi para falar em minha participação é o próprio Método Científico.
Olhando na Wikipedia:
” O método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências observáveis, empíricas (ou seja, baseadas apenas na experiência) e mensuráveis e as analisar com o uso da lógica.”
Vários povos estudavam a natureza, porém foram os Gregos que definiram inicialmente um método para realizar este estudo. Cabe a eles as primeiras formalizações sobre como lidar com o conhecimento da natureza de forma científica. Aristóteles definiu o primeiro método para este estudo.
O método de Aristóteles se mostrou equivocado: ele concluiu que a Terra é o centro do Universo, e que objetos pesados caiam mais rápido!
Depois de Aristóteles, os Árabes com Alhazen e Avicena incorporaram a experimentação. Hoje determinante no método científico. Não basta ter uma boa idéia, é preciso prová-la.
No Renascimento Robert Grosseteste, Roger Bacon, Galileu Galilei, Francis Bacon, Descartes modificaram o método para melhorá-lo.
E Newton por fim brilhou formulando uma metodologia baseada na experimentação e observação que se mostrou eficientíssima e fez dele um dos maiores cientistas de todos os tempos.
Karl Popper, já mais recentemente, melhorou ainda mais o método, valorizando os testes independentes e repetitividade. Além de defender a idéia da formulação de previsões para verificação de hipóteses. Assim uma hipótese que leva a uma previsão não confirmada deve ser descartada.
Nada na ciência hoje é considerada verdade universal. Todo conhecimento é considerado teoria, até que se prove inválido. Esta é uma das belezas do estudo científico. Mesmo idéias como a mecânica de Newton, considerado durante décadas completamente corretas, foram refutadas com Einstein e sua teoria da Relatividade.
A teoria de Einstein já passou pela prova de várias experiências. Inclusive uma experiência realizada no Nordeste brasileiro envolvendo um Eclipse Solar Total.
Mesmo se provando incorretas, algumas teorias, como as leis de Newton, se mostram úteis para a maioria dos casos, se apresentando como uma simplificação de como a natureza funciona.
Em minha opinião todo o conhecimento humano e suas ciências são como a ponta de um Iceberg de como a natureza realmente é. Apesar desta pequenez, é a ferramenta mais útil para melhorar nossa vida cotidiana e para procurarmos soluções para os problemas práticos. Não é, e nem pretende definir uma verdade absoluta. Isso é sua diferença da religião. Define simplesmente uma maneira de ir atrás do conhecimento.



[...] 19. Mesmo atrasado, Tecnoclasta traz uma ótima contrubuição ao falar sobre o Método Científico. [...]
“A Ciência não é o destino, é o caminho.”
Não lembro quem disse isso, mas vem bem a calhar.
Excelente artigo, bastante conciso e elucidativo.
A cosntante incerteza dos cientistas atrapalha muito na hora de debater com as constantes certezas dos religiosos…
A propósito, saiu o resultado do sorteio do livro
http://www.ediouro.com.br/as100maioresdescobertas/
Veja em:
http://lablogatorios.com.br/raiox/2008/10/18/e-os-ganhadores-dos-livros-foram/
Valeu pela participação!
q porcaria éessa?
Desculpe se está além da sua compreensão. Da próxima vez eu escrevo algo mais miguxo, ok?