Nasa confirma lago de Hidrocarbonetos em Titan


visão artística de lago de carbonetos na lua Titan de Saturno

A Nasa acaba de confirmar a presença de lagos de hidrocarbonetos na lua Titan.

A descoberta foi realizada pela nave Cassini, que realizou uma série de vôos rasantes na lua de Saturno para obter uma quantidade maior de informações de sua superfície.

Utilizando um processo de espectografia com luz infravermelha, a nave consegue detectar os elementos químicos presentes nas superfície e na atmosfera da lua.

Com esta confirmação a Terra e Titan são os únicos corpos celestes que apresentam lagos líquidos descobertos em sua superfície. A temperatura da superfície da lua é em torno de menos 184 graus célsius, o que não permite a presença de água líquida, porém, por sua característica química, o metano permanece líquido nesta temperatura.

Além dos lagos em Titan foi confirmado um intensa evaporação, o que permite concluir que um ciclo hidrológico parecido com o que existe na Terra funciona também em Titan: chuvas, evaporação, tempestades. A diferença é que o ciclo na Terra é da água, mas em Titan é com hidrocarbonetos, inclusive Eter e metano.

Esta descoberta me fez rever uma idéia que me surgiu: para a vida na Terra é essencial a água líquida como solvente. Seria possível uma forma de vida completamente diferente baseado em outros líquidos? Se a resposta for sim, o metano poderia ser este líquido?

Encontrar água líquida em outro planeta seria uma descoberta fantástica, porém um outro líquido como estes carbonetos não seria uma boa sopa para outros tipos de vida?

Something’s Gotta Give psp

Cheaper by the Dozen 2 download

Outros Artigos:

2 comentários para “Nasa confirma lago de Hidrocarbonetos em Titan”

  1. MAIQUEL disse:

    nossa achei muito legal..curto muito esse astro,alem de gliese581

  2. fernando tito disse:

    A vida começou num ambiente semelhante,tendo-se adaptado num processo que demorou muitos milhões de anos. No entanto, se o nosso sistema solar tiver todo a mesma idade,o atraso de titan na produção de vida (como nós a conhecemos) deve-se à pouca radiação solar que incide sobre o planeta. Dentro de alguns milhares de anos talvez ele esteja pronto para isso.

Deixe um comentário