Ubuntu+EeePC, Usando a WebCam

Após a instalação do Ubuntu no Eeepc começei a fuçar tudo para ver o que estava funcionando. A parte principal: monitor e WiFi funcionou fácil, porém a WebCam e o sistema de som exigiu alguns passos a mais. Nada para instalar mas apenas configurações.

Som

O que não funciona de cara no sistema de som do EeePC no Ubuntu é o microfone. Para ajustá-lo corretamente entre em Sistema/Preferências/Som e altere todas as opções de dispositivos para ALSA, inclusive o Mixador de Trilhas Padrão. O sistema Oss apresentou problemas para mim.Feche a janela.

Após isso abra o controle de volume com um duplo clique sobre o auto falante na barra superior. Em editar preferências deixei ativas:
headphone, front, alto falante do PC e Captura.

Para o microfone (use Gravando/Captura para controlar o volume) não deixe e volume no máximo mas em torno de 70/80%. No máximo o microfone fica chiado.

WebCam

Para a webcam funcionar é necessário ativar no Setup da Bios. Use a tenha F2 naquela tela cinza ao ligar o EeePC. Sem a ativação qualquer programa indica a falta de uma câmera. Use F2 /Advanced/Onboard Devices Configuration/ e ative Onboard Camera [enable]

Depois disso é preciso um programa para uso da Webcam. A instalação padrão não vem com nenhum.
Pesquisei algumas opções e fiquei com o Cheese. A instalação é feita pelo repositório padrão (menu Aplicações/Adicionar/Remover) e tudo funcionou de primeira.
Cheese no Ubuntu EeePc

Este programa permite a captura de fotos ou vídeos através da webcam. Aliás, a câmera do Eeepc é excelente. Um pouco inconveniente a telinha do programa não caber direito na resolução 800×480, mas esse é um problema recorrente que temos que conviver. De qualquer modo resolve.

Instalei também o Skype Vídeo (aqui) e a câmera ativou, só não cheguei a fazer uma chamada para teste.

Editor de Vídeo

Para aprofundar as opções corri atrás de um editor de vídeo, no estilo Windows Movie Maker. E encontrei o Kino, também disponível no repositório do Ubuntu. Ele trabalha com arquivo DV, mas importa de outros formatos tranqüilamente.Ele também capturaria o vídeo direto da câmera DV, desde que o Eeepc tivesse uma interface do tipo.
Kino no EeePc com Ubuntu

Fiz um teste capturando um vídeo da WebCam com o Cheese e editando no Kino e tudo foi redondo. Não é um primor de performance, mas é usável. Irei fazer mais testes e quem sabe colocar um roteiro de uso do Kino? Alguém tem alguma sugestão de editor de vídeo para o Ubuntu além dele?
Usar o Kino com o Ubuntu em “alta” resolução melhorou a experiência. Para usar alta resolução no eeepc veja uma solução no fórum eeeuser.com (em inglês). A solução no Ubuntu foi uma adaptação minha para um script para o Xandros. Vou postar aqui nos próximos dias.

O ideal seria usar um desktop para o Kino, porém montar vídeo-aulas ou videocasts para YouTube é possível. Estou ficando tentado a fazê-lo.

Outros Artigos:

22 comentários para “Ubuntu+EeePC, Usando a WebCam”

  1. alan disse:

    Ola cara otimo artigo + comigo ta dando o seguinte erro:
    The program ‘cheese’ received an X Window System error.
    This probably reflects a bug in the program.
    The error was ‘BadAlloc (insufficient resources for operation)’.
    (Details: serial 41 error_code 11 request_code 140 minor_code 19)
    (Note to programmers: normally, X errors are reported asynchronously;
    that is, you will receive the error a while after causing it.
    To debug your program, run it with the –sync command line
    option to change this behavior. You can then get a meaningful
    backtrace from your debugger if you break on the gdk_x_error() function.)

    O que sera?

  2. >>>
    The error was ‘BadAlloc (insufficient resources for operation)’.
    <<<
    Erro de recursos insuficientes em um comando de alocação de memória. Parece que a quantidade de memória livre é pouca em seu caso. Feche todos os programas e refaça o teste. Não esqueça dos que ficam residente em memória.
    Em caso de ainda apresentar problemas, desistalar e instalar o cheese de novo poderia resolver? Não sei, talvez.

  3. André Luiz disse:

    Professor,

    Fiquei encantado com o EeePC mas tenho algumas dúvidas. Como minha esposa começou a pós-graduação dela, o desktop ficou meio disputado em casa, então eu queria saber se o EeePC seria uma boa opção para desenvolver em Java usando o NetBeans 6.01. Já tenho um excelente desktop e a algum estou pensando em comprar um notebook também, só estou receoso de me deixar levar pela aparência da “criança”.

  4. Ótima pergunta, também estou curioso a respeito. Pretendo fazer o teste nos próximos dias e publicar um review aqui. Minha experiência com o Netbeans e Ubuntu, é que o mesmo fica bom a partir de 1GB de ram, o dobro do Eeepc, de qualquer modo vou testar.
    A tela diminuta não é tanto problema pois a interface do Netbeans é bastante customizável para esconder os painéis laterais e ainda ser possível ver alguma coisa do código.

  5. André Luiz disse:

    Pelo que eu pesquisei o problema está no pouco espaço em “disco” do EeePC, seria o caso de fazê-lo rodar em um disco externo ou pendrive. Acho que talvez para Java o EeePC não seja uma boa opção. Quem sabe o de 8GiB ou até o de 12GiB.

  6. André, já fiz a instalação em um pendrive externo e funcionou perfeitamente. Com performance confortável.

    Realmente a falta de espaço interno é complicado, mas com uma memória SDHC de 4GB a máquina permite sim o uso do Netbeans.

  7. iron junior disse:

    No meu EEEpcc coloquei uma memoria SD de 16 gigas. dae ficou tranquilo!

  8. Pois é, eu estou cotando mais memória. Pretendo comprar mais 8GB.

  9. Ewerton disse:

    Honestamente…o xandros que acompanha o eeepc tem todas as opções necessárias e é muito mais otimizado para o eeepc.
    Mas vale a curiosidade..

  10. […] em meu post anterior falei que iria testar a câmera do Eee PC. Testei a dica do Tecnoclasta e deu certo, funciona […]

  11. […] cheguei a testar a webcam, mas segundo o site Tecnoclasta, basta apenas ativá-la na BIOS e iniciar o Eee que ela será reconhecida, mas precisa-se de uma […]

  12. Cristiano disse:

    Instalei o ubuntu no eeepc tranquilo ma sa webcam não consegui fazer funcionar, mesmo seguindo este tutorial.

  13. […] tomei vergonha na cara e instalei algum programa para webcam no EeePC. Segui o que disse o Tecnoclasta: 1. ativei a webcam na bios e 2. instalei o cheese (sudo aptitude install cheese). Leave a […]

  14. Rodrigo Pereira disse:

    Segui o teu tutorial para os problemas com som, porém quando dou o duplo click na caixa de som e cliquei em preferências só apareceram os seguintes itens:
    – ganho de entrada; e
    – phone out.

    Aonde será que errei?

    Outro problema são as janelas que estão muito grandes. Tem alguma solução?

  15. alcirpereira disse:

    PROFESSOR,
    ESTOU EM FORTALEZA. TENHO UM EEEPC 900, ALTEREI A MEMORIA PARA 2GB. A PRINCIPIO ALTEREI O O S.O. PARA WIN XP, MAS DEVIDO A LENTIDÃO E ALTO CONSUMO DE BATERIA. ENTÃO DECIDO, INSTALAR O UBUNTU EEE. QUE ESPETÁCULO!
    RECONHECEU TODO O SISTEMA E CONFIGUREI O MODEM 3G, SEGUINDO ORIENTAÇÕES DE INTEGRANTES DA EQUIPE UBUNTU BR. ESTAREI A PARTIR DE AGORA SEMPRE LENDO E PRATICANDO SUAS SUGESTÕES. ATÉ A PRÓXIMA.

    ALCIR PEREIRA
    FORTALEZA-CE.

  16. Expedito disse:

    Por favor professor,você poderia me ajudar,é que a minha webcam do Eee pc ja ta ativada mais fica apenas uma tela preta no visor,eu tentei pelo cheese como recomendado.
    desde já agradeço

  17. gabriela disse:

    acabo de ganhar o Eee Pc da Asus, e quero istalar o ubuntu, mas nao sei o que ´e o syslinuz que vc diz ser necessario. ha tbm como istalar o ubuntu sem ser em um pendrive externo, uma vez que ha como fazer com o windows? tentei tbm baixar alguns programas como o nicotine plus linux, e baixou mas o setup nao abriu,o que acontece? falta de meoria nao ´e, pois fiz o mesmo como pendrivede externo de 8GB salvando o programa nele,e o mesmo aconteceu.

  18. Emanoel Almeida disse:

    Meuito Bom, Valeu muito as dicas. Abracos.

  19. vinicius disse:

    eu ganhei um eeepc e nao consegui instalar a webcam. e tbm nao sei como mexer no wifi dele… alg poderia me ensinar?
    msn vinnyciuz@hotmail.com

    estou usando o umbuntu

  20. Silvio Lopes Cabanas disse:

    Tenho um EeePC 4G do qual desinstalei o Linux e instalei o XP só que, não consigo fazer funcionar a webcam do mesmo, já fiz de tudo, inclusive reinstalando por diversas vezes o disco para esse fim. Alguém sabe como fazer isso funcionar.

    Grato, Silvio

  21. Gabriel Pontes disse:

    Muito Obrigado!

  22. Rafael disse:

    Mesmo fazendo tudo o que está no tutorial a cam liga mais a imagem aparece toda distocida e colorida. Já formatei a máquina várias vezes, instalei o EEEBUNTU e nada! Será que é hardware.

Deixe um comentário