Norteando-se: Construindo um Astrolábio

Caçando um cometa, e uma dificuldade

A busca do cometa Holmes desde o final de novembro, lembrou-me de um problema que já tive em outras ocasiões. Ao determinar a posição do astro em relação ao horizonte a medida normalmente utilizada é a altura (h) medida em graus.

Olhando o programa de computador que indicava a posição do cometa, encontrei que ele deveria estar a 19 graus acima do horizonte, a nordeste em determinado horário, no meu local de observação. No entanto sem nenhum ponto de referência visível não conseguia medir com precisão em que altura deveria olhar. A PL era tanta que as estrelas visíveis a olho nu mais próximas eram Plêiades e as principais de Touro!

Quando finalmente encontrei o cometa verifiquei que minha primeira estimativa estava errada de 10 a 20 graus! Prometi a mim mesmo que iria arrumar um jeito melhor de medir a altura dos astros.

Visitando a nova versão do site da Nasa, acabei caindo em uma área com materiais preparados para professores e alunos. E encontrei um projeto de um astrolábio!

Astrolábio

Um Astrolábio é um instrumento simples para determinar a altura de um objeto astronômico em graus. Para funcionar ele utiliza: a luz dos objetos e a gravidade! Veja a imagem como é simples:

Astrolábio

Astrolábio

Basta olhar para o objeto pelo canudo e a gravidade fará o barbante apontar o ângulo da altura do objeto observado. Na foto o canudo aponta para um objeto a 30 graus de altura.

Fiz algumas adaptações ao astrolábio do site e você mesmo pode fazer um. Basta seguindo estas instruções:

  • Imprima o modelo do Astrolábio;
  • Dobre para trás a folha na linha onde está escrito: “Fixar canudo de refrigera…”;
  • Dobre a folha na linha próxima a mensagem: “Atenção: jamais olhe…” e também a linha “http://www.tecnoclasta.com”. Observe que as duas linhas estão distantes uma da outra exatamente a grossura do papelão. Cada semicírculo ficará colado em um lado;
  • Cole a folha em um pedaço de papelão; Você deverá posicionar uma canto do papelão na linha junto a mensagem: “Fixar canudo de refri…” e outro canto deverá tocar na dobra feita no item anterior.
  • Recorte as sobras de papelão;
  • Reforce a área dos pontos vermelhos com fita adesiva;
  • Fure no ponto vermelho;
  • Prenda uma ponta do barbante no furo e amarre um peso na outra para mantê-lo esticado;
  • Cole o canudo com fita adesiva; Prefira canudos mais firmes como aqueles dos milkshakes de Ovomaltine. Me ocorreu agora que poderia usar um tubo de caneta BIC. Medi e fica no tamanho exato do semi-círculo: perfeito!

Para testar o funcionamento use um programa como as “Cartes du Ciel” e veja se a altura de um astro conhecido coincide com o do Astrolábio.

Bons céus!

Outros Artigos:

55 comentários para “Norteando-se: Construindo um Astrolábio”

  1. Polaris disse:

    Adorei a dica Tecnoclasta! Vou providenciar um já-já =)

  2. andreia disse:

    Eu vou ter de construir um para um trabalho da escola mas de certesa que vou gostar de expriencia

  3. luana disse:

    ** eu adorei este site …

  4. Elena disse:

    Adorei a dica de como fazer o astrolábio… Eu também vou ter que fazer o astrolabio como um trabalho escolar…
    Muito obrigada pela dica!

  5. Nanda disse:

    vou tentar , fazer, vlw pela dicaa!!

  6. Brunaa disse:

    Adooreii ajudouu muitoo eoo ;*

  7. Nayane Peixoto Silva disse:

    Nossa mtoO daora sempre vou entrar nesse site muitoO legal…

    Ameiii

    BjãoO

  8. Yeda Peixoto Silva disse:

    Oiiiii ameii mtOo daora
    Vou voltar sempre e sempre

    Vlw = D

    BjãoO

    Yedaaaa!!!!

  9. Thiago Pedroso disse:

    Nossa legal vlw + nao era esse astrolabio que eu estava pesquisanu para um trablaho escolar + vlw legal mesmo

  10. welington disse:

    é bem legau msm faze um astrolabio
    vc aprende bastante msm fazendo um astrolabio !

  11. Jacque disse:

    Eh interessante,mais deveria ter mais figuras.
    mostrar o desemvolvimento do astrolabio,mais enfim,vou tentar fazer,beijão e valeu mesmo assim pela dica..

  12. lorraine disse:

    como eu posso faser o astrolábio?

  13. wesley "wss" disse:

    valeu isso me ajudou bastante na escola

  14. stefany disse:

    eu queria saber com se constroi um astrolabio sem imprimi-lo

  15. Stefani marques disse:

    Eu gostei do astrolábio.
    Só queria que os numeros que estão dentro do astrolábio fosem maiores.
    Assim eu conseguiria fazer o astrolábio.
    Bjos!!!

  16. Alina disse:

    eu gostei de achar porque fazia tempo que a professora pediu na escola e eu ñ tava achando

  17. fátima disse:

    Eu estou trabalhando em um projeto, e essa dica vai me ajudar bastante. Obrigada!

  18. fátima disse:

    Tenho que construir uma caravela, estou meia perdida em relação as velas, será que você pode me dar uma dica?

  19. Dany disse:

    Nossa axei muito lega a dica q vcs dão da construçãoO…adorei o site…sempre q eu precisar vou vir ake….

    Vlw pela ajuda….

  20. mariana disse:

    bora la pessoal!!!d`zrt!!!kurtir!!!kurtir!!!yooooo!bora la pessoal!!!

  21. mariana disse:

    4taste!!!hiiii!!!eskecdi me da bebedaira no koncertuh!!!

  22. mariana disse:

    yoooseus bebsados!bezerros!!!loooool xDandaram abeberi idps dizem qe sou bebaida!

  23. lorena disse:

    ta legal ganda site!!!???

  24. jmineiro disse:

    Não se trata de um astrolábio mas sim de um quadrante.
    O astrolábio é um instrumento muito mais completo.

  25. larissa disse:

    eu terei que fazer para um trabalho de geografia espero gostar muito do trabalho sera uma esperiença nova

  26. eu adorei e muito daora brigada em eu e minha amiga ellen gostamos muito disse:

    adorei

  27. eu adorei disse:

    eu adorei e muito daora brigada em eu e minha amiga ellen gostamos muito

  28. leticia disse:

    olha eu adorei muitooo como construir um astrolábio foi uma mara esse site

  29. joice disse:

    eu adorei conhecer um pouco mais dessa aventura

  30. HeHre disse:

    qmme ensina faze esa …. …. nun sei faze

  31. giovana disse:

    esse site é do peruu meoo

  32. Nadine disse:

    Nsss, o meu fikoo uma Graçaaa !!!!

    vouu tenta dexa igual mais vaii ser meio dificil
    oaskoaskosaaoskasok….!

    vlw pelas dicass;****

  33. gleison v de oliveira disse:

    eu vou fazer conserteza é para um trabalho de escola eu adorei

  34. janaina disse:

    eu ja fis !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!é só seguir as estruções burro

  35. janaina disse:

    esse sait é muito bommmmmmmmmmmmmmmmmm.

  36. janaina disse:

    quem não sabe aprende se vira otro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  37. luana disse:

    eu amei esse site é muito legal mesmo vale apena !!!

  38. valentina disse:

    adorei este site entrei ontem e amei ele vou terque fazer um para um traballho escolar, mas sempre enttro em sites de esperiencias porque e super divertido e aprendo muitas coisas novas

    beijao te amo astrolabio

  39. marileia disse:

    eu amei ese site , gostei muito de conheser,

    nunca estudei iso e estou na setima serie

    beijos marileia

  40. MAGALI RODOLFO disse:

    Sou professora da rede pública de ensino, e no primeiro bimestre veio para construir um Astrolábio com os alunos das sétimas séries. Graças a esse site pude fazê-lo corretamente. Muito obrigada. Só tem um probleminha… não consegui ensinar os alunos como usá-lo, já que nem todos dispõem de internet para pesquisar as cartas do céu. Vocês podem me ajudar?

  41. Magali,
    Que bom que pude ajudá-la com seus alunos, este foi o objetivo de escrever este artigo.
    Quanto às Cartas do Céu, no artigo eu me refiro a programas de computador que funcionam como um planetário. O mais usado “Cartes du Ciel” é gratuito e serviria para imprimir cartas para todos os alunos. Faça uma busca no site http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum procurando por Cartes du ciel, e você encontrará ajuda para instalá-lo e utilizá-lo.
    Boas aulas!

  42. Regina disse:

    Sou gestora da rede Publica de Osasco e recentemente fui a uma reunião de gestores e fiquei sabendo que o tema que deverá ser desenvolvido pela nossa escola para o desfile civico de 7 setembro é sobre o astrolábio.No começo fiquei assustada com o tema, mas após pesquisa fiquei a par do significado e adorei a dica da construção de um astrolábio. Obrigada pela dica.

  43. Gabriel Felipe disse:

    Prof. Luís Eduardo, eu fiz o quadrante, funciona, mas eu queria saber: como ele me ajudaria se eu estivesse perdido em um oceano ou em um deserto? Muito grato.

    • No Hemisfério Norte a estrela polar fica em uma posição que facilita a determinação da latitude facilmente usando o quadrante. Basta medir o ângulo da estrela em relação ao chão.
      Em qualquer outro lugar a altura do Sol ao meio dia real (quando a sombra muda de direção) também ajuda a determinar a latitude.

  44. carol disse:

    adorei muito fera!!

  45. Scharlett Crhistina Lopes Muniz da Silva disse:

    - obrigada pelo site, pois que macha uma bobeira ter sites assim está enganado, pois um dia talvez iram precisar e quem um dia criticou o site vai estar usando. Estou fazendo um trabalho de escola e precisava fazer esse astrolábio.

    tchau
    obrigada

    e ñ pare esse site! :)

  46. carol disse:

    bom muito bom!!^^

  47. livi disse:

    adoroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Deixe um comentário