.Este artigo faz parte da cobertura de Tecnoclasta para a missão STS-122 do Ônibus Espacial Atlantis.Mais notícias em:
.
Em uma reunião nesta sexta-feira, 30 de novembro de 2007, foi confirmado o próximo lançamento da nave Atlantis para o dia 6 de dezembro próximo.
A reunião terminou por volta das 20:00 horas horário de Brasília, onde os principais executivos do projeto da Estação Espacial, engenheiros e técnicos que cuidam dos Ônibus Espaciais, e a alta patente da NASA decidiram que tudo está pronto para o lançamento.
Esta missão tem como objetivo a instalação do módulo europeu Columbus na Estação Espacial. Segue o roteiro da missão dia a dia:
- Dia 6/12 – Lançamento, abertura do compartimento de carga. Ligação do braço robótico Canadarm.
- Dia 7 – Verificação completa do casco da nave com a câmera do braço robótico. Preparação do sistema de atracamento da nave com a Estação Espacial. Verificação dos trajes espaciais.
- Dia 8 – Aproximação e manobra para fotografias do casco pelos tripulantes da Estação Espacial. Atracagem na Estação.
- Dia 9 – Walheim e Schlegel fazem primeira “caminhada espacial” (EVA). Instalação do módulo Columbus ao módulo Harmony na Estação Espacial.
- Dia 10 – Foco na inspeção do escudo térmico da Atlantis, caso seja encontrado algum problema nas primeiras inspeções. Entrada dos Astronautas no módulo Columbus.
- Dia 11 – Segundo EVA de Walheim e Schlegel. Trabalho de revestimento externo do módulo Columbus.
- Dia 12 – Mais trabalho no módulo Columbus. Resto do dia livre para a tripulação.
- Dia 13 – Walheim e Love fazem terceira EVA. Instalação de componentes da Estação. Troca de um giroscópio com defeito.
- Dia 14 – Transferência de Carga. Conferência com a imprensa.
- Dia 15 – Atlantis desatraca da Estação. Última verificação do escudo térmico.
- Dia 16 – Preparação para pouso.
- Dia 17/12 – Reentrada na atmosfera e pouso no Centro Espacial Kennedy.
Novidades a qualquer momento.
Fonte: http://www.nasa.gov
Procure os mais baratos Livros sobre Astronáutica ou Celulares nas melhores lojas do Brasil.
Tags: Astronáutica, atlantis, onibus espacial, sts-122

.Este artigo faz parte da cobertura de Tecnoclasta para a missão STS-122 do Ônibus Espacial Atlantis.Mais notícias em: