Minha Lua de São Jorge

Finalmente depois de mais de 2 meses na última quarta-feira, dia 21 de novembro de 2007 à noite, tive o céu aberto para olhar as estrelas e a Lua.

Começei procurando o cometa Holmes, em Perseu. Porém como está muito perto da Alfa Perseu não foi possível distinguí-lo. A lua também não ajudou muito. Pelo menos confirmei que o que vi no dia 10 de novembro de 2007 foi mesmo o cometa, já que a mancha já não estava lá.

Aproveitei o momento e resolvi testar o suporte que fiz para fixar minha câmera digital ao telescópio. Apontei o Willy para Lua, fixei a câmera e fiquei procurando por vários minutos a imagem na telinha LCD. Depois de 5 minutos frustrantes percebi que tinha esquecido de tirar a tampa do tubo do telescópio :-P !

Desfeita a burrada, começei a focalizar a lua e logo vi que as fotos ficariam no mínimo lindas. Aí estão as duas melhores fotos com o mínimo de tratamento no Gimp:

Primeira Imagem da LuaSegunda imagem da Lua

 

Para minhas primeiras imagens da inspiradora dos casais apaixonados até que ficaram boas. Aproveitei a melhor imagem e resolvi verificar o que conseguiria identificar na foto. Preparei então meu próprio mapa de nosso vizinho celeste mais próximo:

Mapa Lunar:

Mapa Lunar, clique para ampliar

Adorei preparar o mapa, foi a melhor maneira de memorizar algumas crateras e mares da Lua. Só tome cuidado com este mapa, ele está invertido, pois é a visão de um telescópio refletor. Se tiver paciência outra hora eu inverto para a visão com binóculo ou mesmo a olho nú.

Veja que identifiquei os principais mares e crateras e com estas referências, indicar onde foram os pousos das naves Apollo não ficou nada difícil.

Tags: , ,

Outros Artigos:

2 comentários para “Minha Lua de São Jorge”

  1. bruno disse:

    E mais não achei que eu queria =/

  2. [...] com meu telescópio, ultimamente estou conseguindo subir mais um degrau. Já consegui fotografar a Lua com suas crateras, um Eclipse Solar, algumas estrelas poucas, Mercúrio e uma sombra de Júpiter com suas Luas. [...]

Deixe um comentário