Hubble em Imagens. 5ª Parte: Aglomerados Estelares
Autor: Prof. Luis Eduardo | Data: 6 novembro 2007 | Por favor, Deixe seu Comentário!
Este artigo faz parte da Série Hubble em Imagens.
Mais Imagens em:
- 1ª Parte: Sistema Solar.
- 2ª Parte: Galáxias.
- 3ª Parte: “Nebulosas = Morte?”
- 4ª Parte: “Nebulosas = Vida?”
- 5ª Parte: Aglomerados Estelares
- Brindes Especiais
.
Os Aglomerados Estelares, são uma espécie de “mini galáxia”, formada por milhares ou milhões de estrelas agrupadas em um centro de gravidade.
Existe dois tipos de Aglomerados Estelares ou Clusters: os Abertos e os Globulares.
Globular Clusters (Aglomerados Globulares) são aglomerados de formação mais antiga e com estrelas mais antigas. Formado por milhares ou milhões de estrelas, estão presentes em grande quantidade em nossa galáxia. Tem a forma esférica e uma visão difusa em um telescópio pequeno.
Open Clusters, por sua vez, são aglomerados estelares de formação bem mais nova e são formadas por centenas de estrelas. A força da gravidade estaria começando a modificar a posição das estrelas e com o tempo a gravidade aumenta conforme a massa vai acumulando em um centro gravitacional. As estrelas se posicionam de forma desordenada no aglomerado.
M15 - Globular Cluster típico

Aglomerado Tucanae

Detalhe de Tucanae

Outro Cluster Globular M4

Aglomerado Duplo na Grande Nuvem de Magalhães

R136: Um Cluster de estrelas massivas em Nebula 30 Doradus

Outro Cluster, Mayall II, este na visinhança de M31 a Galáxia de Ândromeda.

Omega Centauri: abaixo detalhe de um Globular Cluster que já vi em meu telescópio. A aparência no meu telescópio é mais próximo da foto anterior. É visível mesmo sem telescópio, desde que o céu esteja bem escuro. Neste caso parece uma fraca estrela um pouco nebulosa.

Star Cluster R136 in Nebula 30 Doradus - Aglomerado Aberto

Pleiades: Aglomerado Aberto perfeitamente visível sem telescópio em Touro.

Encerramos assim a série Hubble em Imagens. Estamos preparando uma surpresa para quem seguiu esta série. Não perde por esperar.
Todas as fotos são creditadas a Nasa e outros, com uso livre mediante crédito. Veja detalhes em http://hubblesite.org/copyright/
Tecnoclasta ©2007-2025.



Deixe seu Comentário: